Perguntas Frequentes
Aqui estão as dúvidas mais frequentes relacionadas ao conteúdo, onde as principais questões estão respondidas e são atualizadas sempre que necessário.
- O que é uma Ouvidoria?
A Ouvidoria funciona como uma ponte entre o cidadão e a administração pública do município, onde você pode realizar solicitações, reclamações, denúncias, elogios, sugestões e pedidos de informações públicas.
1.1 - Também cabe a Ouvidoria orientar, analisar, encaminhar e monitorar as demandas até o momento da resposta ao cidadão realizados na Ouvidoria.
- Quais são os tipos de chamados?
SOLICITAÇÃO: solicitar um serviço público municipal;
DENÚNCIA: comunicar uma irregularidade ocorrida na Administração Pública Municipal ou atos ilegais praticados por agentes públicos, cidadãos ou empresas;
RECLAMAÇÃO: relatar uma insatisfação relativa ao serviço público;
SUGESTÃO: propor melhorias nos serviços públicos;
ELOGIO: registrar um elogio quanto a qualidade de um serviço público ou servidor público;
PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: solicitar acesso a informações públicas do município, com base na Lei nº 12.527/2011;
- Quais são as formas de atendimento da Ouvidoria?
O atendimento pode ser feito de forma presencial, pela internet através do sítio eletrônico: www.guacui.es.gov.br, abas Ouvidoria ou Acesso à Informação, por e-mail, pelo instagram ou pelo telefone (28) 3553-2593.
- Existe prazo para resposta?
O prazo para resposta ao requerente é de até 20 dias, prorrogável por mais 10 dias.
- É possível registrar um chamado sem se identificar?
Sim, é possível registrar um chamado anônimo, ou com identidade protegida, desde que não seja uma solicitação.
- O que acontece com o chamado após o registro na Ouvidoria?
Após ser aberto o protocolo na Ouvidoria Geral do Município, encaminha-se a manifestação ao setor responsável. A secretaria que recebe o chamado analisa a demanda e toma as providências necessárias, inserindo uma resposta ao cidadão. Se a resposta enviada não atende adequadamente à manifestação, o cidadão pode entrar com recurso. Nesse caso, a Ouvidoria acolhe o recurso e realiza todo o processo novamente.
- Como posso acompanhar e ver a resposta do chamado?
- Qual o horário de atendimento da Ouvidoria?
O horário de atendimento presencial ou por telefone da Ouvidoria Geral do Município é de segunda à sexta, das 8h às 11h e de 13h às 17h.
A Ouvidoria pode defender-me na Justiça?
Não. O papel da Ouvidoria é orientá-lo sobre como proceder para garantir o respeito a seus direitos. Podemos indicar-lhe caminhos, mas nosso atendimento não equivale e nem pretende substituir uma consultoria jurídica. - Com que a Ouvidoria contribui?
A participação do cidadão-usuário na administração do processo de prestação de serviços;
A construção e desenvolvimento da cidadania;
O estímulo à qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos;
A produção de mudanças positivas na cultura interna dos servidores do município de Guaçuí. - Quais os valores que norteiam os trabalhos da Ouvidoria?
Respeito a todas as informações encaminhadas pelo cidadão-usuário;
Excelência no atendimento ao cidadão-usuário buscando sempre oferecer um serviço de qualidade;
Ética;
Comprometimento e;
Os princípios constitucionais da administração pública:
a) Legalidade: somente pode-se fazer aquilo que a lei autoriza;
b) Impessoalidade: a conduta deve ser sempre imparcial e objetiva;
c) Moralidade: a decisão deve atender àquilo que a sociedade considera eticamente adequado em determinado local;
d) Publicidade:conferir transparência aos indivíduos sobre seus direitos;
e) Eficiência: os resultados obtidos devem ser os mais satisfatórios, sempre estar dentro de nossa competência legal, utilizando o mínimo de recursos e atendendo as solicitações no menor tempo possível.
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